Pisco escreveu:há muito jogo em que se da 2 e/ou 4 em q no caso é contabilizado como mais outros tantos jogos jogados
Isto não é verdade, pois se assim fosse, as classificações individuais traduziriam a diferença exata entre vitórias e derrotas + 100. Ora, não é isto que acontece. Um jogo é contabilizado na classificação como uma vitória ou uma derrota (como se sabe, a classificação não contabiliza a totalidade dos jogos efetuados, pois não leva em conta os empates) traduzida no ganho ou na perda de 1, 2 ou 4 pontos. Isto é, se ganhares um jogo por 4 pontos, tens mais uma vitória e não 4.
Por outro lado, também não me parece que a solução que apresentas iria resolver o problema da competitividade, na medida em que, pelo que percebo do teu exemplo, estarias a substituir os pontos por uma medida semelhante, desta vez expressa em «eficiência de jogos ganhos em relação aos jogos jogados». A propósito, se estás lembrado, da última vez que jogamos juntos demos 4 bandeiras e, apesar disso, a nossa eficiência foi menor que a dos adversários. Na realidade eles ganharam mais jogos do que nós. A diferença é que em apenas 4 jogos fizemos 16 pontos. Por outro lado ainda, estarias a fazer depender a eficiência do fator sorte na distribuição de cartas e como se sabe é difícil apanharmos mesas com jogo distribuído que permita aferir da tal qualidade dos jogadores. Pela minha experiência, o mais normal é apanharmos mesas em que a nós e ao nosso parceiro nos sai tudo ou que não nos sai rigorosamente nada.
Naturalmente, quero ressalvar que respeito a tua opinião mas não concordo de todo com ela.
Posto isto, soluções?
Como sabemos, não é fácil para o administrador alterar os parâmetros da aplicação mas há uma hipótese, que se for estudada, julgo que aumentaria exponencialmente a competitividade:
Criação de dois lotes de horários e a criação de uma espécie de patamares de pontos.
Para já vamos aos horários.
Normalmente, entre as 2:00 e as 11:00 é difícil estarem no site mais de 60 jogadores, pelo que a aplicação dos patamares de pontos (que explicarei em seguida) não se poderia realizar neste período, pois corria-se o risco de haver jogadores a ficarem sem mesa.
Portanto, primeiro ponto: criação de horários em função do número de jogadores presentes. 2:00-11:00 sem limitações e 11:00-2:00 com limitações (estes horários são meramente indicativos como é óbvio). Teriam de funcionar de forma rígida.
Patamares de pontos dos jogadores em horário limitado para o efeito:
patamar 1: mesas para jogadores com menos de 100 pontos;
patamar 2: mesas para jogadores com 100 a 149 pontos;
patamar 3: mesas para jogadores com 150 a 199 pontos;
patamar 4: mesas para jogadores com 200 a 300 pontos;
patamar 5: mesas para jogadores com mais de 300 pontos.
Na solução que apresento seria desejável um patamar 0 para os jogadores que não atingiram ainda nível 30 (independentemente dos pontos que tenha), pois, considera-se que ainda estão em fase de ambientação, embora saibamos que muitos são segundos e terceiros nicks.
Como funciona?
Após o início da classificação, os jogadores começam a ganhar ou a perder pontos em relação aos 100 com que começam. Nos primeiros dias é lógico que não vão existir mesas de patamar 4 ou 5. Aliás, às 00:00 do dia 1 de cada mês só existiriam mesas de patamar 1.
Ora, como já se percebeu, a minha solução passa pela limitação dos adversários contra quem jogamos. Por exemplo, se em determinado momento eu tenho 165 pontos, só poderei entrar ou abrir mesas para jogadores de pontuação idêntica (patamar 3). Isto é, sempre que estivéssemos na «hora de ponta» nunca ganharíamos pontos contra adversários teoricamente inferiores, os chamados «pontos fáceis em mesas boas».
Esta situação da limitação do acesso às mesas seria progressiva consoante os pontos.
Ressalva:
Imaginemos que um jogador com 149 pontos entra numa mesa do seu patamar (2) a ganha o primeiro jogo. Imediatamente passaria para o patamar seguinte? Não. Só após sair dessa mesa, e se eventualmente sair com pontos para entrar no patamar 3, é que ele transita efetivamente para o patamar 3. Como percebem, é um sistema de upgrades e downgrades.
Há também o risco de um jogador atingir um número de pontos e ficar sem jogar por tempo indeterminado por não ter mais ninguém no seu patamar!
Esta é a minha sugestão para aumentar a competitividade. Um esboço muito genérico aberto a sugestões que a possam melhorar.
Outra ainda passa por reduzir o período que conta para a classificação. Porquê um mês? Um mês é desgastante demais. Porque não classificações semanais ou quinzenais?